Este será um espaço de partilha e de encontro dos Jovens do Arciprestado de Vieira do Minho. Participa com os teus comentários, testemunhos e outros contributos que aches úteis.
Segunda-feira, 23 de Outubro de 2006
Vocação
 Jo. 10 2-4, 14
 
Aquele que entra pela porta, é o pastor das ovelhas. A este o porteiro abre e as ovelhas ouvem a sua voz; e chama pelo seu nome as ovelhas, e leva-as para fora. E depois de fazer sair todas as ovelhas, vai diante delas e as ovelhas seguem-no, porque conhecem a sua voz… Eu sou o bom pastor: conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem-me.
 
Todos os anos, a leitura do evangelho do quarto Domingo Pascal é a parábola do Bom Pastor. Não foi concerteza por acaso que este dia, também chamado Domingo do Bom Pastor foi declarado por Paulo VI Dia Mundial de oração pelas vocações.
 
É que nesta imagem linda do pastor, que conhece as suas ovelhas e as chama pelo nome, vai toda a verdade sobre a vocação. Deus, que nos conhece melhor do que a nós próprios, chama-nos pelo nome e faz-nos um convite pessoal. A todos. Se ouvirmos a sua voz e aceitarmos segui-lo preencheremos o lugar certo, que Deus nos reservou desde sempre. É isso a vocação.
 
A vocação acontece na vida de toda a gente. O chamamento é diferente para cada um, mas Deus não chama só aqueles que quer para Padres ou Freiras. Chama também muitos à vida de casados e ainda muitos à vida de leigos consagrados no mundo. Quer isto dizer que, para fazer a escolha certa, é sempre preciso ouvir Deus.
 
Mas não é fácil ouvi-lo. “Deus fala baixinho”, e para descobrir o que ele nos quer dizer, precisamos de nos dispor a isso com verdade e com empenho autêntico. Isto é, dispormo-nos a aceitar a vontade de Deus, ainda que ela contrarie os nossos planos. É antes de mais, uma atitude de Fé e confiança em Deus. Precisamos de estar atentos, de aprender a ler nos acontecimentos da nossa vida, de perceber a linguagem de Deus.
 
Tudo isto se consegue sobretudo através da oração confiante, persistente e assídua. Deus ouve-nos sempre e, se pedirmos com fé, Ele nos ajudará a ouvi-lo também.
 
Rom. 10, 13-15
 
“…pois todo o que invocar o nome do Senhor será salvo. Mas como hão-de invocar Aquele em quem não acreditaram? E como hão-de acreditar n’Aquele que não ouviram? E como ouvirão se ninguém lhes prega? E como pregarão se não foram enviados? – Conforme está escrito: «que formosos são os pés dos que anunciam boas novas»”.
 
Se é verdade que podemos falar de vocação para caminhos de Deus muito diferentes, o que é certo é que esta palavra se refere mais frequentemente às vocações de consagração. A grande importância destas vocações para a vida da igreja pede-nos uma reflexão mais demorada.
 
A vocação consagrada é, antes de mais, um acto de Fé. “Ninguém de facto, se põe a seguir um estranho, ninguém oferece a sua vida por um desconhecido”. “Toda a vocação verdadeira nasce da Fé, vive da Fé e persevera com a Fé: uma Fé sentida e vivida quotidianamente, com simplicidade e generosidade de espírito e em confiança e amizade com o Senhor”.
 
A vocação consagrada é sobretudo um acto de Amor. Pegar na própria existência e entregá-la inteira a Cristo; Fazer de Deus o único e grande Amor de toda uma vida; preferir Jesus a tudo e a todos; trocar todos os valores humanos – amor humano, realização profissional, êxito, riqueza – por uma dedicação exclusiva ao reino de Deus; tudo isto só se faz com a força de um Amor grande, fiel e verdadeiro.
 
A vocação consagrada é também um acto de sacrifício. “Sacrifício logo a partir da primeira e séria atitude de procura, que já exige certas renúncias. Sacrifício depois no momento de tomar uma decisão consciente das consequências que daí se derivam. Sacrifício ainda na longa caminhada da necessária preparação. Sacrifício enfim, para o resto da vida uma vez que a inteira existência não será outra coisa senão a actuação coerente de uma vocação, dada por Deus, sim, mas livre e inteiramente aceita e vivida”.
 
É, na realidade um caso especial de radicalidade, de generosidade, de coragem, de confiança. A vocação de consagração é “um caso de Amor” muito sério.
 
Rezemos pelos consagrados, rezemos por todos os chamados e pedindo a Deus que nos faça fieis ouçamos o apelo de Paulo VI.
 
“… A vós, rapazes e raparigas que tendes Fé, queremos repetir as palavras da parábola: «porque estais sem fazer nada?» (Mt. 20, 6). Hoje, não há necessidade de palavras mas de obras. Não veleidades, mas generosidades concretas pagas com o Dom da própria pessoa. Não contestações estéreis mas um sacrifício pessoal que pelo empenhamento directo, transforme o mundo corrompido. (…)
 
Ouvi a voz humilde e penetrante de Cristo, que diz, hoje, com ontem, mais do que ontem: «Vem»”
 
 
Questões
 
. Dou lugar a Deus quando planeio o meu futuro?
. Já alguma vez pensei a sério na minha vocação?
. Rezo com frequência pela realização da minha vocação e estou disposto(a) a aceitar a vontade de Deus, seja ela qual for?
. Tenho respeito e acredito no valor das vocações consagradas?
. Rezo para que Deus dê mais vocações de consagração à sua igreja?
 

tags:

publicado por Padre às 03:34
link do post | comentar | favorito
|

mais sobre Nós
pesquisar
 
Março 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
26

27
28
29
30
31


posts recentes

O CVJ Leva-te a Madrid

Inscrições para as Jornad...

Cruz das JMJ em BRAGA!!

A carroça vazia

Peregrinação a S. Bento

Peregrinação Jovem a S. B...

Abertura do Ano Sacerdota...

Noite UP'S - Upa para o S...

Sacerdote raptado no Delt...

Papa explica levantamento...

Tristeza marca celebraçõe...

Igreja Católica

Jovem Catolico

Por que sou Católico?

Actriz de Hollywood num c...

Mensagem para XXII Jornad...

Caminho Quaresmal 2007 da...

Mensagem do Santo Padre p...

O padre é o “tem de”

Sacerdotes

Início do Ano Litúrgico n...

OBRIGADO!!!

Porque é que os cães não ...

Os jovens e a felicidade.

Laudes

A juventude na Igreja

Visitas pastorais

Visitas Pastorais ao Arci...

Happy Birthday

ECOGRAFIA - 10 Semanas

arquivos

Março 2011

Fevereiro 2011

Julho 2010

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Agosto 2008

Março 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

tags

todas as tags

links
Hit counter
online
manda um email
Caixa Postal