Este será um espaço de partilha e de encontro dos Jovens do Arciprestado de Vieira do Minho. Participa com os teus comentários, testemunhos e outros contributos que aches úteis.
Segunda-feira, 27 de Novembro de 2006
A juventude na Igreja

“ A missa é uma seca!”, “ a missa é sempre a mesma coisa!”, “ eu nunca vi Deus portanto não acredito em nada disso!”. Muitas justificações e expressões deste tipo e muitas outras são pronunciadas ou formuladas pelos jovens. Cada vez mais se sente o afastamento dos jovens da Igreja. Os jovens orientam-se para outros tipos de culturas, muitas vezes culturas de vícios nefastos não só para a saúde como para o próprio ser social. Enumerámos algumas dessas culturas na moda, como por exemplo; a televisão em nível de consumo excessivo, jogos de vídeos, os computadores, a Internet embora seja no entanto o meio de comunicação de divulgação em escala muito larga e útil, pois é pela Internet que todos vós estais a ler estas linhas, as saídas nocturnas, as discotecas, o bares e cafés e tantas outras vias pelas quais os jovens preferem se orientar e fazer disso modelo de vida.
Mas felizmente nem tudo está perdido, temos sinais concretos e significativos hoje em dia perante uma sociedade que cada vez mais precisa de soluções mais eficazes para se resolver certos problemas difíceis de se dissolverem. São exemplo disso, por exemplo, as “Jornadas da Juventude”. É um sinal muito importante da participação activa dos jovens na Igreja. Os jovens acólitos, os coros juvenis, os encontros de jovens, os retiros, são todo um conjunto de actividades onde se demonstra a plena participação activa da juventude na Igreja, no mundo eclesiástico. E aos jovens que pensam ou que acham que tudo isto é uma perda de tempo, digo-vos, só custa é começar, aliás que estas actividades estão isentas de dificuldades, estão sim imbuídas (repletas) de espírito de amizade, de amor, de fraternidade e principalmente do Espírito de Deus e d’Ele próprio. Portanto jovens, como eu o sou também, não perdeis tempo aliás, só ficais a ganhar em todos os campos.
E para se ganhar a juventude procede-se como se de um grande incêndio se tratasse, quando o fogo não dá tréguas enfrenta-se com o próprio fogo, o chamado “contra-fogo”. Para acolher e convidar os jovens a participar nada melhor do que fazê-lo através da própria juventude.
Portanto deixai-vos contagiar pelos vossos amigos da mesma idade, ou até mais velhos, que outrora Deus também Ele contagiou para os seu serviço. “A seara é grande e os trabalhadores são poucos”. Vereis que vos tornareis mais fortes, pois não há nada mais seguro ou de mais fiável do que aquilo que vem do alto. Fiar-se demasiadamente naquilo que é humano, finito, material e supérfluo, não realiza plenamente o Homem, só o faz temporariamente e depois acaba. Merecemos algo de mais seguro e eterno, que permaneça sempre ao nosso lado e que nos dê confiança e quem melhor do que Deus para o ser, seja nos momentos difíceis seja nos momentos maravilhosos e felizes da nossa existência em crescimento, da nossa vida. Através deste caminho, “um grande crescimento efectuado, um grande futuro avistado”, para todos.

Um grande abraço em Cristo
Firmino Pinto Igreja

in: Seminarium



publicado por Padre às 14:41
link do post | comentar | favorito
|

mais sobre Nós
pesquisar
 
Março 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
26

27
28
29
30
31


posts recentes

O CVJ Leva-te a Madrid

Inscrições para as Jornad...

Cruz das JMJ em BRAGA!!

A carroça vazia

Peregrinação a S. Bento

Peregrinação Jovem a S. B...

Abertura do Ano Sacerdota...

Noite UP'S - Upa para o S...

Sacerdote raptado no Delt...

Papa explica levantamento...

Tristeza marca celebraçõe...

Igreja Católica

Jovem Catolico

Por que sou Católico?

Actriz de Hollywood num c...

Mensagem para XXII Jornad...

Caminho Quaresmal 2007 da...

Mensagem do Santo Padre p...

O padre é o “tem de”

Sacerdotes

Início do Ano Litúrgico n...

OBRIGADO!!!

Porque é que os cães não ...

Os jovens e a felicidade.

Laudes

A juventude na Igreja

Visitas pastorais

Visitas Pastorais ao Arci...

Happy Birthday

ECOGRAFIA - 10 Semanas

arquivos

Março 2011

Fevereiro 2011

Julho 2010

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Agosto 2008

Março 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

tags

todas as tags

links
Hit counter
online
manda um email
Caixa Postal